Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Câmpus Anápolis instala usina solar fotovoltaica
Início do conteúdo da página
Eficiência energética

Câmpus Anápolis instala usina solar fotovoltaica

Projeto trará significativa economia pela diminuição da conta de energia elétrica do Câmpus

Está sendo instalada no Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) a usina solar fotovoltaica de 100KWp, que faz parte de projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG”, coordenado pelo professor Ghunter Paulo Viajante, do Câmpus Itumbiara. A iniciativa beneficiará 12 câmpus da Instituição, e a previsão de conclusão das obras de instalação da usina no Câmpus Anápolis é no dia 13 de maio, sendo que até o dia 30 de maio as obras deverão estar concluídas em todos os câmpus.

A primeira etapa do projeto, já concluída, consistiu na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, mais eficientes. A instalação dos painéis faz parte da segunda fase, que já está sendo finalizada. Foram colocadas as ferragens/perfilados sobre os telhados, e está sendo feita a conclusão da montagem dos painéis fotovoltaicos. A terceira e última etapa envolverá o monitoramento e comissionamento (testes) dos equipamentos e a conexão com a rede da concessionária ENEL.

De acordo com o professor Ghunter, “além dos aspectos econômicos relacionados à diminuição da conta de energia, o projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, docentes e servidores das duas instituições participantes, IFG e ENEL”. O coordenador também destaca que “o projeto prevê, ainda, a aquisição de diversos equipamentos e softwares para a implantação de um Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis, além de bolsas de Iniciação Científica, estágio e mestrado”.

 

Confira a galeria de fotos no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página