Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Encontro com os Mestres promoverá lançamento de livro e concerto no IFG
Início do conteúdo da página
Extensão

Encontro com os Mestres promoverá lançamento de livro e concerto no IFG

Professor Miquel Bernat, que participará de evento do Properc, irá também promover master class no teatro do Câmpus Goiânia e na UFG

No próximo dia 25 de agosto, será realizado mais um Encontro com os Mestres, evento que faz parte da linha de ação do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc) do Instituto Federal de Goiás. Nesta edição do encontro, Miquel Bernat, que é professor do Instituto Politécnico do Porto (IPP), visitará a Instituição para uma série de master classes, fará um concerto e irá lançar seu mais recente livro. 

Intitulado Estudios de Concierto para Marimba. Vol I: Los saltos y la extension, o livro de Bernat é o primeiro volume de uma série que busca ampliar o repertório para percussão e tornar possível o estudo técnico, partindo de obras de concerto e de um novo repertório encomendado especialmente para o docente.

Depois de lecionar nos conservatórios de Roterdã (Holanda) e Bruxelas (Bélgica), Miquel Bernat está realizando um trabalho educativo na Escola de Música do Porto (Universidade de Aveiro) e na Escuela Superior de Música de Cataluña, onde leciona para estudantes da graduação e da pós-graduação. O músico e professor, que também é membro fundador do Ictus Ensemble, de Bruxelas, e criador do "Drumming", Grupo de Percussão, coordenou e dirigiu inúmeros concertos em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Brasil e Espanha.

 

Encontros com os Mestres

De acordo com o professor Ronan Gil de Morais, coordenador do Properc, a linha de ação “Encontros com os Mestres” possibilita dois tipos de vivência com convidados das mais diversas linhas de expressão percussiva. Uma se dá por meio de master classes, workshops, ensaios abertos e oficinas que possibilitam o contato com a prática do mestre através de sua experiência de ensino. A outra se dá a partir de uma série de espetáculos em que os mestres se apresentam e mostram o resultado artístico de todo seu conhecimento na prática. 

Os eventos visam à promoção dos saberes de diversas práticas percussivas, estimulando a troca de experiências e conhecimentos através de encontros com mestres de todo o território brasileiro e também com convidados internacionais. Estes são escolhidos entre representantes da percussão orquestral, da percussão contemporânea, das tradições folclóricas, das criações com novas tecnologias, da música instrumental e das manifestações tradicionais brasileiras. 

 

Properc

O Properc  conta com financiamento do Governo Federal por meio do Edital Proext 2015 e já possibilitou a criação de três cursos de extensão. De acordo com o professor Ronan, até o presente momento foram ofertadas 307 vagas disponibilizadas para a comunidade, sendo 207 em 2017. Além disso, 10 convidados visitaram a Instituição (sendo dois professores convidados franceses, um espanhol e de diversos estados brasileiros) e uma série de concertos de convidados e de difusão do Properc foi realizada com o GruLaPe (Grupo do Laboratório de Percussão do IFG). 

O Programa é realizado dentro das atividades do Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³), que congrega pesquisadores e colaboradores do IFG, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é fomentar a pesquisa musical e sua difusão, o ensino, a prática e a extensão no campo da percussão, englobando áreas da performance, processos criativos, construção de novos instrumentos e inovação tecnológica, luteria digital e interação computacional. 

  

Serviço

Encontros com os Mestres (Linha de ação do PROPERC)

Convidado: Miquel Bernat (Instituto Politécnico do Porto, Universidade Aveiro, Escuela Superior de Música de Cataluña)

Data: 25/8/2017

Horário: a partir das 19 horas

Local: Teatro do IFG / Câmpus Goiânia

Master class: 25/8/17 - 10h às 12h. Laboratório de Percussão (LaPe) do IFG Câmpus Goiânia.

Master class: 26/0/17 – 10h às 12h e 14h às 17h. Sala de Percussão da Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Câmpus Samambaia, Goiânia (GO).



Diretoria de Comunicação/Reitoria.

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página