Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Educação

Laboratório de Estudos discute temas relacionados a Linguagem e Discurso no IFG Aparecida de Goiânia

Criado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 12h24 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 11h52

O grupo reúne-se quinzenalmente no Câmpus e é aberto à participação de pessoas interessadas no assunto

Professores Waléria Vaz Mendes e Alexssandro Moura em reunião que tratou do tema "A construção discursiva do povo e sertão no Cinema Novo de Glauber Rocha”
Professores Waléria Vaz Mendes e Alexssandro Moura em reunião que tratou do tema "A construção discursiva do povo e sertão no Cinema Novo de Glauber Rocha”

Alunos e servidores do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia que têm interesse em discussões relacionadas a linguagem e discurso podem participar do Laboratório de Estudos “Educação, Linguagem e Discurso”, que se reúne quinzenalmente às terças-feiras, das 18 às 19 horas, na Sala Multimídia do Câmpus. Os professores pesquisadores do grupo são Josiane dos Santos Lima, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, Wanderley Azevedo de Brito e Thiago Cardoso Aguiar. Atualmente, os alunos do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português compõem a maioria dos participantes.

O tema “Construção Discursiva da Memória e do Dizer” será debatido no próximo encontro, marcado para 19 de junho. Para a ocasião, os integrantes do grupo estão lendo o livro “Análise de discurso: princípios e procedimentos”, de Eni Orlandi. “A intenção é que façamos uma reflexão sobre a linguagem em sua dimensão discursiva e histórica ao mesmo tempo em que os membros do grupo são apresentados a uma metodologia de pesquisa”, explica a professora Josiane dos Santos Lima.

Os encontros proporcionam ricas discussões aos participantes. No dia 22 de maio, por exemplo, o professor de literatura Alexssandro Ribeiro Moura conduziu uma apresentação sobre o cinema novo, com o tema “A construção discursiva do povo e sertão no Cinema Novo de Glauber Rocha”. Os integrantes do Laboratório de Pesquisa já haviam assistido ao filme Abril Despedaçado e a discussão foi conduzida com base na representação contida na obra cinematográfica, no contexto do tema do encontro.

As reuniões do Laboratório de Estudos começaram no segundo semestre de 2017, mas este ano o grupo apresenta características diferenciadas. Antes era semanal e limitado a turmas da professora Josiane e agora é aberto e com encontros quinzenais. A intenção dos professores participantes é registrar o Laboratório como um Grupo de Pesquisa do IFG Aparecida de Goiânia.  Quem tiver interesse em participar do Laboratório, pode entrar em contato com os professores pesquisadores.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página