Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Alunos de Química finalizam visitas técnicas em espaços de produção sustentável de alimentos

Criado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 15h28 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 08h41

Ao longo de dois dias, alunos do curso técnico integrado visitaram sítios e uma instituição, todos voltados à produção sustentável

Os alunos do curso técnico em Química finalizaram na quarta, 20 e quinta, 21, uma sequência de visitas a locais de produção sustentável de alimentos, no município de Pirenópolis e no distrito anapolino de Joanápolis. O objetivo das visitas foi o contato com técnicas dessas modalidades de Produção a serem implementadas no projeto de extensão “Terra, mãos e sonhos”, coordenado pelo professor Alessandro Oliveira.

As visitas aconteceram em três espaços que utilizam técnicas diferentes. A primeira ocorreu no sítio de produção orgânica localizado nas proximidades de Joanápolis. A produtora orgânica Dona Bernardete, professora aposentada do município de Anápolis, recebeu os alunos no local e explicou com detalhes o sistema de produção pela Técnica de Mandala .

Posteriormente os alunos seguiram a campo nas plantações de folhagens, leguminosas e frutas orgânicas. Dessa visita resultou uma parceria entre a produtora orgânica e o grupo de pesquisas pelo monitoramento dela no processo a ser desenvolvido no Projeto de Extensão.

Nas proximidades de Pirenópolis aconteceram outras visitas importantes na formação de conhecimentos. Uma delas foi ao Sítio Flor-e-ser, no qual os alunos tiveram uma aula sobre agroecologia  e puderam vivenciar práticas desse processo de Produção. A atividade foi ministrada pelo agricultor agroecológico Pedro. Formado pela UnB, ele disponibilizou vários materiais para a continuidade dos estudos da turma.

Por último os alunos puderam vivenciar o ambiente de construções sustentáveis pela utilização de técnicas variadas como do adobe e do superadobe.  Essa visita foi guiada pela técnica em agroecologia Luiza, que apresentou todo o espaço do Instituto de Permancultura do Centro Oeste, localizado nas proximidades de Pirenópolis. Dessas duas visitas surgiram possibilidades de parcerias na constituição do projeto e também a possibilidade de imersão dos alunos nos sistemas visitados para o aprendizado das técnicas.

Segundo o professor Alessandro: “As visitas foram oportunidades bastantes ricas para visualizar na prática o que o grupo tem estudado ao longo dos meses para iniciar as práticas na horta orgânica do projeto. Os alunos que participaram das visitas foram: Pablo Hiago, Isis Carolina, Geovana de Oliveira, Priscila, Isabela Silva, Camila Ruiz, Brenda Pereira, Andressa Fernandes e Acássio Vieira, este do curso de Ciência da Computação. Segundo a avaliação do professor Alessandro, as visitas contribuíram muito para o conhecimento prático das técnicas e colaborarão na execução do Projeto.

Confira mais fotos das visitas aqui.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página