Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Saúde

Câmpus Águas Lindas é sede de capacitação para Campanha de Multivacinação

Criado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h18 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h21

Os estudantes do curso técnico de Enfermagem atuarão no Dia D da campanha, 16 de setembro, próximo sábado

Bruna Saidelles (centro) expõe sobre o calendário vacinal e técnicas de vacinação
Bruna Saidelles (centro) expõe sobre o calendário vacinal e técnicas de vacinação

No início dessa semana, nos dias 11 e 12, foi realizado no Câmpus Águas Lindas um curso de capacitação para profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Águas Lindas, a fim de capacitá-los para atuação na Campanha de Multivacinação deste ano, que teve início no dia 11 e vai até o dia 22 de setembro.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Bruna Saidelles, o objetivo da campanha é a atualização vacinal de crianças e adolescentes, a partir da conferência de seus cartões de vacina e da aplicação das doses necessárias. O curso se destina a técnicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do município, sendo uma formação obrigatória para aqueles que vão atuar na campanha.

“A finalidade da capacitação é atualizar os profissionais quanto às mudanças no calendário vacinal e nas técnicas de vacinação”, explica Bruna Saidelles, que destaca que o curso ocorreu por meio de exposições e pela realização de exercícios para avaliar aptidões dos profissionais.

Parceria

A utilização do espaço físico do Câmpus Águas Lindas para a realização da capacitação constitui uma das ações de parceria da instituição com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, o qual recebe estagiários do Câmpus, especificamente do curso de Vigilância em Saúde.

Para o professor Joaquim Pedro, coordenador do curso técnico de Vigilância em Saúde, “essa parceria é muito importante para estreitar os laços entre a academia (instituição de ensino) e os serviços locais, seja de saúde, seja de educação, seja de cultura... isso é muito importante para a região de Águas Lindas”, esclarece.

Para completar a parceria, durante a realização da Campanha de Multivacinação os profissionais do município também contarão com o apoio dos estudantes do curso técnico de Enfermagem, os quais atuarão no chamado Dia D, quando acontece uma intensificação da campanha, o que ocorrerá no dia 16 de setembro, próximo sábado.

Os estudantes atuarão em um posto volante, montado no Shopping Águas Lindas. Todos aqueles que participarão nesse dia já realizaram, juntamente com os profissionais do município, o curso de capacitação oferecido no Câmpus. Os estudantes do 6º período do curso técnico de Enfermagem realizarão a triagem de cartão e imunização, enquanto aqueles do 5º período realizarão triagem e orientações gerais de saúde, como a aferição de pressão arterial e de glicemia. No dia 16, os estudantes ainda contarão com o apoio das professoras da área: Danielly Lopes, Fernanda Campanati, Patrícia Nunes e Thatiane Torquato.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página