Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ensino

Pró-Reitoria de Ensino publica os calendários acadêmicos para 2019

Criado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 11h11 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h38

Os calendários acadêmicos foram elaborados pelos 14 câmpus do IFG

A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Administração Acadêmica, publicou os calendários acadêmicos para os cursos técnicos e superiores que serão adotados em 2019. Para a elaboração dos calendários acadêmicos que vão nortear as atividades nos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) são observados os preceitos legais instituídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96).


Acesse aqui os calendários acadêmicos de 2019

Os calendários acadêmicos dos 14 câmpus do IFG apresentam, no mínimo, duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Também informam sobre o início do período letivo; as férias docentes; feriados; sábados letivos; matrícula dos aprovados nos processos seletivos; prazos para lançamento de notas no Sistema Acadêmico; período de renovação de matrícula dos veteranos e outras informações acadêmicas importantes.

Para o planejamento docente, constam nos calendários acadêmicos as informações sobre a semana pedagógica, momento dedicado ao planejamento das ações para o semestre letivo em cada câmpus; as datas das reuniões com pais, alunos, professores e coordenadores dos cursos técnicos integrados; períodos para solicitação de aproveitamento de disciplina para alunos dos cursos superiores; solicitação para Colação de Grau; e outras datas importantes que devem ser observadas, em especial, pelos alunos dos cursos ofertados pelo IFG.

Os calendários também informam o período de realização da Autoavaliação Institucional, quando serão disponibilizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), para a comunidade acadêmica, os questionários do ciclo avaliativo de 2019. As datas de realização dos principais eventos institucionais, a exemplo do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex), do Festival de Artes e do Encontro de Culturas Negras também constam dos documentos publicados. Os calendários acadêmicos foram elaborados pelos câmpus do IFG e estão separados por câmpus e por modalidade.

Calendários Acadêmicos do Câmpus Goiânia

No Câmpus Goiânia do IFG, estão disponíveis três calendários acadêmicos 2019 : 1 - Calendário Acadêmico dos Cursos Técnicos, direcionado aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, dos cursos técnicos subsequentes e dos cursos técnicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2 – Calendário Acadêmico para os Cursos Superiores dos Bacharelados e das Licenciaturas; e 3 – Calendário Acadêmico para os Cursos Superiores com Aulas aos Sábados, direcionado aos estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Química, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geoprocessamento.

Os alunos do Câmpus Goiânia devem ficar atentos às principais datas e procedimentos que constam nos referidos calendários acadêmicos 2019 para todo o ano letivo. No mês de janeiro de 2019, inicia o prazo de renovação de matrícula para os alunos veteranos do Câmpus Goiânia, que devem renovar as matrículas entre os dias 11 de janeiro e 17 de fevereiro pela Internet por meio do sistema Q-Acadêmico (Saiba mais na matéria).

Em janeiro, estará aberto também o prazo para o trancamento e a reabertura de matrícula, que deverão ser solicitados via abertura de processo no protocolo do Câmpus Goiânia. Para os estudantes dos cursos técnicos, o prazo para solicitação de trancamento e reabertura de matrícula vai de 28 de janeiro a 15 de fevereiro; Já para os alunos dos cursos superiores, esse prazo vai de 28 de janeiro a 13 de fevereiro.

Ainda segundo o calendário acadêmico 2019, as férias letivas do Câmpus Goiânia para esse primeiro semestre de 2019 estão programadas para ocorrerem entre 2 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019. A Semana de Planejamento Pedagógica 2019/1 do Câmpus Goiânia será realizada nos dias 4 a 8 de fevereiro.

As aulas do primeiro semestre de 2019 para os alunos veteranos e ingressantes no Câmpus Goiânia iniciarão no dia 11 de fevereiro de 2019 para todos os cursos.

 Consulte os calendários acadêmicos do Câmpus Goiânia na página da Pró-Reitoria de Ensino do IFG.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria, com adaptações da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página