Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CAPACITAÇÃO

Curso de capacitação Manejo do uso de drogas no contexto educacional foi realizado no câmpus Goiânia Oeste

Criado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h10 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 11h36

O curso ocorreu nos meses de setembro, outubro e novembro.

imagem sem descrição.

 

Em parceria firmada entre o IFG - Câmpus Goiânia Oeste e o CAPS Girassol da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, foi realizado do dia 06 de setembro a 01 de novembro, no câmpus Goiânia Oeste, o curso Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional.

Segundo a professora Mary Lopes Reis, a demanda pelo curso surgiu da coordenação de Vigilância em Saúde e do apoio pedagógico ao discente, ao perceber uma preocupação de várias pessoas da comunidade escolar, dos pais, docentes e dos próprio alunos, sobre o assunto.

Ao serem indagados sobre qual postura teriam, se surgisse algum caso de uso de drogas entre os alunos, resolveram procurar uma especialista que indicou o Caps Girassol, unidade referência em atendimento de adolescentes com dependência química em álcool ou outras drogas. “Entramos em contato e eles ofereceram a capacitação para que nós, servidores do câmpus, possamos projetar e  por em prática, ações de promoção da saúde e prevenção ao uso e abuso de drogas”, conta a professora.

Durante cinco encontros foram abordados os temas adolescência e protagonismo juvenil; política sobre drogas, legislação atual e rede de atendimento no município e no estado; as drogas e a consequência do uso para a vida, incluindo os aspectos neurocomportamentais do uso e a necessidade do treinamento de habilidades sociais; a família, a identificação do uso e os fatores de risco e de proteção; como abordar o uso de drogas na escola e encaminhar para o tratamento, a redução de danos como uma possibilidade no caso do abuso de drogas e a singularidade no uso das drogas.

A professora Mary ressalta ainda que a parceria com o CAPS não terminará com o curso. A equipe do CAPS retornará para ver como estão sendo implementadas as ações de intervenção planejadas pelo grupo que participou da capacitação. “Com a parceria, caso surja a necessidade de um atendimento especializado, poderemos também fazer o encaminhamento para a unidade de saúde”, completa a professora.

 

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

Fim do conteúdo da página