Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

IFG é parceiro no projeto Makers - Robótica Educacional articulado pela Prefeitura de Goiânia

Projeto visa capacitar professores de escolas municipais da capital para ensinarem conteúdos de robótica

  • Criado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 08h28
  • Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 15h20
Professores do Câmpus Goiânia ministram oficinas sobre robótica educacional para docentes da rede municipal de educação de Goiânia. As oficinas ocorrem no Câmpus Goiânia.
Professores do Câmpus Goiânia ministram oficinas sobre robótica educacional para docentes da rede municipal de educação de Goiânia. As oficinas ocorrem no Câmpus Goiânia.

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da atuação de professores do Câmpus Goiânia, é parceiro no projeto Makers – Robótica Educacional, que reúne a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte da Prefeitura de Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia. O projeto, que visa capacitar professores da rede municipal para a inserção de atividades de robótica nas escolas municipais, será lançado no próximo dia 10 de abril, às 16 horas, no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges, Salão Nobre, no Paço Municipal, em Goiânia.

O projeto tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de educação de Goiânia para a inserção de atividades de robótica nas escolas, apoiando o ensino da Matemática, Geografia, Física, entre outras disciplinas. Na formação pelo projeto, serão atendidas duas turmas de escolas municipais, com 16 alunos cada, dentre professores e apoio técnico. No total, 15 escolas da rede serão contempladas com as atividades de acompanhamento pós-curso, com o objetivo de que a robótica seja introduzida como instrumento pedagógico de ensino.

No âmbito do IFG, o projeto de extensão é coordenado pelos professores do Câmpus Goiânia, Cláudio Afonso Fleury e Carlos Roberto da Silveira Júnior, com o apoio dos docentes Arquimedes Lopes e Cloves Ferreira e de alguns alunos do curso técnico integrado em Eletrônica da unidade que atuam no projeto enquanto estagiários. Essa equipe do Câmpus Goiânia do IFG realiza, desde o ano passado, oficinas de robótica educacional junto a professores de escolas municipais de Goiânia (confira a matéria).

Segundo o professor Carlos Roberto da Silveira Júnior, um dos coordenadores do projeto, a atuação do IFG será de realizar a formação dos professores da rede municipal sobre conteúdos de robótica educacional a partir de oficinas, que já começaram no mês de março e vão até abril, no Câmpus Goiânia. Para a capacitação dos docentes da rede municipal, serão realizadas cinco oficinas, sendo duas ministradas pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, da UFG, e mais três pela equipe do IFG.

Entre os meses de abril e junho, os docentes do IFG apoiarão o desenvolvimento das atividades nas escolas públicas, a partir da orientação dos alunos estagiários do projeto, para que esses estudantes auxiliem os professores da rede municipal na realização de oficinas de robótica nas escolas onde lecionam.

 

Oficinas do projeto Makers -Robótica Educacional no Câmpus Goiânia.
Oficinas do projeto Makers -Robótica Educacional no Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

Fim do conteúdo da página