Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
pesquisa

Projeto de professores do Câmpus é aprovado em edital e receberá verba da Fapeg e CNPq

Criado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 08h50 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 09h03

Este é o único do IFG entre as 41 propostas aprovadas na Chamada Pública

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) confirmou nesta semana a convocação do Cadastro de Reserva da Chamada Pública nº 03/2015 – Programa Primeiros Projetos (PPP). Entre os 41 projetos aprovados apenas um é do Instituto Federal de Goiás, sendo este autoria dos professores do Câmpus Itumbiara.

O nome do projeto é “Proposta desenvolvimento de plataforma experimental para estudo comparativo do desempenho dinâmico do motor de indução trifásico e do motor a relutância variável operando em velocidade variável”, dos professores Victor Régis Bernardeli (coordenador) e Eric Nerys Chaves, Ghunter Paulo Viajante, Josemar Alves dos Santos Júnior e Marcos Antônio Arantes de Freitas (integrantes). A referida proposta tem por finalidade “a construção de uma bancada didática para estudos de Máquina a Relutância Variável e Motor de Indução com sua respectiva comparação”, o que viabilizará “estudos na área de automação e controle de máquinas elétricas”.

Assim que o orçamento for disponibilizado, os professores terão 24 meses de prazo para execução do projeto, podendo ser prorrogável por mais 12 meses. A verba aprovada é no valor de R$ 48.354,00.

PPP
O Programa Primeiros Projetos (PPP) “é desenvolvido por meio da parceria entre a Fapeg e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de apoiar a aquisição, a instalação, a modernização e a ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado”.

O projeto do Câmpus foi aprovado em 2017, porém não havia sido contemplado na primeira liberação de orçamento.

Confira a lista dos projetos aprovados.

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página