Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENEM 2017

Dez dicas importantes para controlar a ansiedade na hora de fazer a prova

Criado: Sexta, 03 de Novembro de 2017, 16h13 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 16h16

 O ENEM já está próximo! A primeira prova é neste domingo,05. Dúvidas sobre o Enem, acesse: www.mec.gov.br

Para muitos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, mais complicado do que assimilar o conteúdo ao longo dos estudos é controlar a ansiedade na hora da prova. A psicóloga Kátia de Lima elaborou uma lista com dez dicas que ajudam o candidato a controlar a ansiedade na hora de prestar o exame.

 

A primeira, lembra ela, é saber respirar. “Ninguém vai apagar da sua mente o que você estudou. Se ficar nervoso achando que vai ‘dar branco’, pare, respire e pense que a sua parte, que era estudar, você fez.” Abaixo, confira a lista dos procedimentos fundamentais que Kátia de Lima enumera para um bom desempenho.

 

1 – Respire. A forma correta de respirar é soltar o ar, esvaziar o pulmão e ir puxando, novamente, o ar, lentamente. Faça cinco respirações dessas antes da prova.
2 – Controle o pensamento. Não se trata de pensar positivo, mas de ser realista. É preciso pensar: “Eu estudei para o Enem, resolvi provas, tive o auxílio de livros, professores, então vou fazer a prova com o que sei”.
3 – Esqueça o “dar branco”. Se você estudou, nada vai apagar isso da sua mente. O que pode acontecer é o medo ser tão grande que leva o cérebro à luta ou à fuga, deixando o pensamento racional para segundo plano. Se começar esse sentimento, respire, vá ao banheiro e tome água.
4 – Gerencie o tempo. Fique atento ao relógio a cada meia hora, mas não pensando nisso durante todo o tempo. A rapidez para responder questões vem de uma leitura mais concentrada. É importante, também, treinar antes da prova. Hoje muitos estudam com som ou com TV ligada alegando que se trata de multitarefas – mas não é verdade. Então, na hora do estudo, fique concentrado de fato.
5 – Não tente praticar adivinhação. Muitos perdem a noite de sono porque querem saber exatamente o que vai cair na prova, qual vai ser o tema da redação etc. Você não pode adivinhar o futuro; faça a sua parte, estude e se prepare.
6 – Cuide da alimentação, que deve ser balanceada no dia anterior à prova. Leve lanche e água. Esta é uma preocupação produtiva.
7 – Saia de casa cedo. Chegar ao local da prova com tempo para acalmar a mente é muito importante.
8 – Preste atenção ao seu perfil. Há pessoas que respondem melhor se no dia anterior à prova relaxarem a mente, forem ao cinema ou ficarem com a família. Outras são tão ansiosas que, se forem aconselhadas a não tocar nos livros na véspera da prova, ficam em pânico. Se você se enquadra no segundo caso, leia apenas pequenos resumos.
9 – Esqueça a tal revisão nos minutos anteriores ao teste. Quando entrar na sala de aula, nada de ler anotações. Isso joga para o cérebro a informação de que há uma ameaça, fazendo surgir o medo. Da mesma forma, se for conversar com alguém na sala, evite falar sobre a prova, para não despertar o medo ou qualquer sensação de insegurança.
10 – Seja confiante. Acredite em você e saiba que, se não for possível dessa vez, outras virão. Há alunos que vão para a prova como se fosse a última oportunidade da vida. O Enem é uma grande oportunidade, mas a prova não pode ser vista como uma ameaça.

 


Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Fim do conteúdo da página