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Diretoria de Comunicação Social (Dicom)

Criado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h01 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 08h58

 1. Alunos e servidores podem sugerir pautas para a comunicação?

Sim. Todos os segmentos da comunidade acadêmica podem sugerir pautas para os setores de comunicação do IFG. No caso da Reitoria, as pautas são sugeridas para a Diretoria de Comunicação Social e, no caso dos câmpus, para os setores de comunicação dos câmpus. Saiba como sugerir uma pauta.

 

2. Toda sugestão de pauta é notícia jornalística?

Não. Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não. O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público. Saiba mais sobre notícias.


3. Com quanto tempo de antecedência devo sugerir uma pauta?
Para a cobertura jornalística, a Dicom e os setores de comunicação dos câmpus trabalham com uma agenda planejada, visando distribuir as pautas para os servidores que serão escalados para as atividades programadas. Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias. A Dicom e os setores de comunicação dos câmpus não garantem a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


4. A marca do IFG pode ser alterada?
Não. A marca do IFG precisa ter sua aplicação seguindo o Manual da Marca e não podem ser realizadas alterações não previstas nesse Manual. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos e outras aplicações. Acesse o Manual de Aplicação.

 

5. Todos os setores podem ter marca própria?
Não. A marca possui estrutura para que sejam criadas outras assinaturas, apenas com a substituição dos campos “Definição da estrutura” e “Nome da estrutura”, mas isso não é aplicado a todas as estruturas institucionais. Para saber mais, acesse o Manual de Aplicação.

 

6. Todos os servidores que ocupam funções gratificadas podem ter cartão institucional?
Pela Instrução Normativa nº 09, de 03 de outubro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, o cartão institucional somente poderá ser custeado com recursos públicos para os ocupantes de cargos de direção (CD).

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