Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Educação à Distância > Cursos de Formação de Servidores
Início do conteúdo da página

CURSO DE FORMAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DISCIPLINAS A DISTÂNCIA

Criado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h32 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 15h26

Os dias atuais trazem um novo desafio ao educador: como lidar com alunos que transitam com desenvoltura pelas mídias, dominam o computador e habitam o ciberespaço? Para ensiná-los é preciso mobilizar mais do que as práticas clássicas de ensino, faz-se necessário formar professores e técnicos para desenvolver atividades com o apoio das tecnologias.

Partindo deste pressuposto, a Diretoria de Educação a Distância do IFG elaborou o CURSO DE FORMAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DISCIPLINAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA, com o objetivo de formar professores e técnico-administrativos para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

O curso foi pensado para dar ao educador (professor e técnico) condições de ir além da técnica e refletir criticamente sobre a sua atuação num dado contexto social. Ou seja, trata-se de formar no e pelo trabalho com as TDIC, permitindo que o cursista perceba as possibilidades pedagógicas das diversas ferramentas digitais disponíveis: vídeos, músicas, sites educativos, uso simultâneo de documentos compartilhados com diversas pessoas, pesquisas online, armazenamento de arquivos nas nuvens, objetos de aprendizagem, etc.

O curso tem carga horária total de 160 horas (120 h à distância e 40 h presenciais), sendo divididas em dois módulos (I e II) de 80 horas. 

Módulo I: Ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); fundamentos da EaD; docência online. 

Módulo II: Planejamento e elaboração de materiais didáticos digitais; apresentação de conceitos relacionados à diagramação e editoração de materiais; produção de videoaulas amadoras (vídeos curtos) e noções de videoaulas profissionais. 

 

Inscrições: 4 a 14/12/2017, pelo link: https://goo.gl/forms/GYmiCN3QAG8XwnOb2

Resultado das Inscrições (Retificado em 15/12/17): Clique aqui

Início das aulas: 18/12/2017, das 9 às 11 horas, via w/eb conferência. Os participantes receberão o link para acessarem a aula por e-mail.

Link de acesso a Webconferência (18/12/2017): Clique aqui

  

CRONOGRAMA – MÓDULO I

 ATIVIDADE

  DATA/PERÍODO

Inscrições dos participantes[1]

04 a 14 de dezembro/2017

Divulgação da Lista de Participantes Selecionados

14 de dezembro/2017

Aula Inaugural (web conferência)[2]

18 de dezembro/2017

Período de estudos individuais[3]

18 de dezembro/2017 a 05 de fevereiro/2018

Aula (web conferência)[4]

09 de fevereiro/2018

Encerramento do Módulo I (web conferência)[5]

A marcar de acordo com calendários acadêmicos dos Câmpus (previsão: final de fevereiro/2018)

Fechamento do Módulo I [6]

A marcar de acordo com calendários acadêmicos  dos Câmpus(previsão: final de fevereiro/2018)

[1] Período relativo ao convite/convocação feito pelas Diretorias Gerais dos câmpus a docentes e técnicos administrativos a participarem da primeira turma, prevendo a participação de 2 a 5 pessoas por câmpus. Propõe-se que estes primeiros participantes possam colaborar com a sequência do curso sob a forma de tutoria presencial, atendendo os participantes das turmas futuras (opcional).

[2] Aula por Webconferência com a presença da Sra. Pró-Reitora de Ensino, Diretor de Educação a Distância e Professores das disciplinas do Módulo I, com duração máxima de 120 minutos. Aula realizada na cidade de Goiânia, transmitida em tempo real para todos os câmpus, onde estejam os participantes inscritos, bem como representantes da Direção Geral dos câmpus.

[3] Período em que os participantes terão acesso ao material gráfico postado e aos links das videoaulas construídas pelos professores. O período é extenso em função das férias dos servidores em seus respectivos câmpus (calendário acadêmico dos câmpus).

[4] Aula por Webconferência proferida pelos professores das disciplinas do Módulo I, conforme estipulado no PPC.

[5] Webconferência com todos os participantes do Módulo I + Professores das disciplinas para finalização do Módulo e avaliação presencial dos procedimentos e metodologias adotadas no período de realização.

[6] Período correspondente à finalização do material didático das disciplinas do Módulo I, incluindo: material gráfico para postagem + videoaulas gravadas e editadas + materiais inerentes.

Fim do conteúdo da página