Comunicação - Itumbiara

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Setor de Comunicação Social e Eventos

O Setor de Comunicação Social e Eventos do IFG Câmpus Itumbiara é responsável pela gestão da comunicação institucional e atendimento às demandas locais de comunicação: cobertura de eventos, produção de notícias, alimentação do site do Câmpus e produção de materiais gráficos. O serviço executado preza pela clareza, correção e completude da informação. 

O Setor é vinculado ao Gabinete da Direção-Geral.


Equipe:
Brunna Santos de Souza (jornalista)
Fabiano Lúcio Peres (técnico em audiovisual)


Funcionamento
Segunda-feira: 13h às 21h.
Terça a sexta: 8h às 13h e das 15h às 21h.
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(64) 2103-5613


 

Notícias

O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades.

O Portal apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais, mas também há espaço para os comunicados, espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.

Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não.

O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.

Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.

Outro importante critério de noticiablidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).


Uma das caraterísticas do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo do Portal IFG. Assim, matérias que se refiram a fatos já acontecidos não terão espaço no Portal.

Critérios jornalísticos para a produção de notícia
A redação jornalística, restrita por lei ao jornalista, deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas:
- Relevância (prioridade para as que apresentem interesse público);
- Abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação e quanto maior o número de câmpus envolvidos no assunto, maior a possibilidade de publicação;
- Atualidade e Factualidade;
- Novidade/Ineditismo.

Escala de prioridade para publicação de uma notícia:
1° – Interesse público.
2° – Interesse comum à comunidade interna do Câmpus.

Princípios éticos
- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

- Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

- As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

- A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

- Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado no Portal do IFG e nas páginas dos câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, o Setor de Comunicação Social e Eventos não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

- A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área. 


- Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).



Sugestões de Pauta

No Jornalismo, denomina-se pauta o conjunto de informações preliminares sobre um fato. Ela é a origem de todos os produtos jornalísticos e funciona como o primeiro passo do trabalho dos jornalistas envolvidos com o resultado final.

O Setor de Comunicação Social e Eventos possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes ao gabinete da Direção-Geral, mas atende também outras demandas. A sugestão de pautas também é aberta à comunidade acadêmica e administrativa, passando por análise, de acordo com critérios técnicos – jornalísticos.

Como sugerir pautas para o site do Câmpus Itumbiara:

Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pelo Setor de Comunicação que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para o on-line). 

O que a sugestão de pauta deverá conter?
- Título do assunto ou nome do evento;
- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);
- Data e local de realização;
- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail);
- Informações complementares.

Como enviar a sugestão de pauta

As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para o Setor de Comunicação Social do Câmpus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela jornalista  que atua nos setor.

As sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias.

O Setor de Comunicação Social e Eventos não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


Como sugerir pautas 
O Câmpus Itumbiara possui uma jornalista, que é responsável pela redação das matérias jornalísticas da Unidade. As sugestões de pautas deverão ser enviadas para o e-mail do setor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jornalista: Brunna Santos de Souza 
(64) 2103-5613



Imprensa

Jornalistas interessados em informações sobre o IFG Câmpus Itumbiara ou entrevistas com pessoas ligadas à Instituição podem fazer suas solicitações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (64) 2103-5600.

 

 

Atendimento

Segunda-feira: 13h às 21h.
Terça a sexta: 8h às 13h e das 15h às 21h. 


IFG

Manual de Uso da Marca do IFG - Edição 2015 (.PDF 420 KB) 

Versões completas e resumidas (em PDF, PJG, cdr, ai, eps)

 

Câmpus Itumbiara

 

  • Arquivos em diversos formatos:
Ai (.zip 3893kB) Cdr (.zip 215kB)  Eps (.zip 2833kB)

 

 

DOCUMENTOS

Modelo de documento em Word - versão colorida

Modelo de documento em Word - versão p&b

Modelo de documento em Word - versão monocromática

 

OUTROS

Modelo de Slides (.PPT 2,15 MB)
Mapa dos Câmpus (.JPG 248 KB)
Wallpaper/Fundo de tela (.JPG 102 KB)
Livreto - Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais (.PDF 685 KB)


 

A Diretoria de Comunicação Social e os setores de Comunicação dos câmpus do IFG deverão ter atuação, no ano eleitoral, baseada na Lei Eleitoral e nos seguintes documentos:

- Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, que "Disciplina a publicidade em ano eleitoral dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal ​e dá outra orientações": http://www.secom.gov.br/acesso-a-informacao/legislacao/arquivos-de-instrucoes-normativas/INSecom012018.pdf

- Arquivo de orientações da Secom-PR sobre a IN nº 1/2018http://www.secom.gov.br/acesso-a-informacao/in-periodo-eleitoral-2018-vsicom-2.pdf/

- Tópico "Perguntas Frequentes sobre as Eleições 2018", que esclarece dúvidas recorrentes a respeito das permissões e vedações aos agentes públicos do Sistema de Comunicação de Governo - SICOM, do qual o Instituto Federal de Goiás (IFG) faz parte, no período eleitoral. O objetivo deste tópico é recomendar cautelas administrativas e funcionais para a observância das vedações e o integral cumprimento das disposições legais em face das eleições no ano de 2018: http://www.secom.gov.br/perguntas-frequentes/eleicoes-2018

A Dicom informa que não desabilitará a área de interação (comentários) em suas mídias sociais, por compreender que são canais oficiais de comunicação de utilidade pública, mas intensificará a moderação nesses canais, realizando a exclusão daqueles comentários de cunho eleitoral, eventualmente não filtrados pelos mecanismos automáticos de vedação. As diretrizes de moderação em período eleitoral serão divulgadas, oportunamente, conforme orientação da Secom-PR, por meio de nota explicativa nas próprias mídias sociais, devendo os setores de comunicação dos câmpus proceder da mesma forma. Além dos mecanismos automáticos de vedação, reforçamos que os comunicadores deverão intensificar os trabalhos de moderação e intervenção nos comentários incluídos nos seus perfis em redes sociais, com vistas a inibir postagens que firam a legislação eleitoral e, consequentemente, causem responsabilização imputada pela Justiça Eleitoral.

Destacamos que os e-mails oficiais devem ser utilizados estritamente para fins institucionais, não devendo ser utilizados para envio de mensagens pessoais, para divulgação de material de campanha eleitoral, ou para qualquer finalidade correlata e, portanto, os comunicadores do IFG, responsáveis pela gestão de envio de mensagens para as listas de e-mails de servidores e alunos, deverão analisar se as mensagens/conteúdos a serem enviados estão em conformidade com a legislação eleitoral e normativas vigentes.

Está vedada a aplicação da marca do Governo Federal em sua representação gráfica, bem como de outros entes públicos: a vedação do uso da marca aplica-se aos sítios oficiais na internet e a todas as demais propriedades digitais dos órgãos, como perfis em redes sociais, aplicativos móveis e dispositivos digitais disponibilizados a seus públicos de relacionamento. Em substituição à representação gráfica da marca, deve ser usada a aplicação da expressão escrita “Governo Federal”, bem como das assinaturas dos Ministérios, conforme orientações expressas no documento Orientações para uso da marca do Governo Federalhttp://www.secom.gov.br/atuacao/publicidade/orientacoes-para-uso-da-marca-do-governo-federal

Em placas de obras, a marca deverá ser retirada ou coberta, com vistas a não suscitar qualquer caracterização como publicidade institucional. Faculta-se, ainda, a retirada da referida placa, como alternativa a essa orientação, se for mais conveniente para o órgão ou entidade responsável pela mesma.


Acesse os Termos de Uso das Mídias Sociais oficiais do IFG.