Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Cerimônia de abertura reúne estudantes dos câmpus do IFG
Início do conteúdo da página
JIF Goiás – 1ª Etapa

Cerimônia de abertura reúne estudantes dos câmpus do IFG

Nesta etapa dos jogos, competições de atletismo, basquete, futsal e xadrez serão realizadas em Inhumas

Estudantes participam de cerimônia de abertura do JIF Goiás
Estudantes participam de cerimônia de abertura do JIF Goiás

Com o objetivo de promover a integração de estudantes de todos os câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) e estimular a socialização, por meio da prática esportiva, iniciou-se na noite desta terça-feira, 23 de abril, mais uma etapa dos Jogos Internos do IFG (JIF Goiás 2019). A abertura dos jogos, que contou com a presença de delegações de 13 câmpus do IFG, além de servidores e comunidade externa, foi realizada no Ginásio de Esportes Firmo Luiz, da cidade de Inhumas, que será a sede desta primeira etapa do JIF.

Participaram da cerimônia de abertura o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury França Araújo, que na ocasião representou o reitor da Instituição; a pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon; o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa; o diretor do Câmpus Inhumas, professor Luciano dos Santos; e o prefeito de Inhumas, João Antônio Ferreira.

Da esquerda para direita: pró-reitor Daniel Barbosa; prefeito João Antônio Ferreira; pró-reitor Amaury França Araújo; pró-reitora Oneida Irigon; e diretor Luciano dos Santos 

 

Cumprimentando todos os presentes e desejando boas-vindas aos que vieram participar dos jogos, o prefeito da cidade de Inhumas, João Antônio Ferreira, ressaltou a importância do evento para a cidade e a honra para o município em receber um evento assim: “é um privilégio e uma honra ter o IFG em nossa cidade. Ter todo esse público aqui é algo muito especial, não só para o nosso município, mas também para a nossa região,” destacou o gestor.

 

Prática esportiva e cidadania

O diretor do Câmpus Inhumas, professor Luciano dos Santos, em seu discurso, propôs inicialmente um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas da Escola Estadual Raul Brasil, da cidade de Suzano (São Paulo), “para que aquelas pessoas não sejam esquecidas e para que algo assim jamais se repita”. Chamando atenção para a necessidade de refletir acerca de práticas positivas educacionais, o professor destacou a importância de uma formação que integra a dimensão intelectual, física e tecnológica, algo presente no IFG e promovido também pelo JIF Goiás. “Nosso JIF, para além da prática esportiva, promove a cidadania e estimula valores e formas de relações que contribui para a formação do ser humano e do cidadão, e isso é extremamente importante para a nossa Instituição e para a formação de nossos alunos”, destacou o docente.

Nessa mesma perspectiva, o professor Daniel Barbosa, pró-reitor de Extensão, e a professora Oneida Irigon, pró-reitora de Ensino, ressaltaram em suas falas a relevância desse momento de integração dentro da Instituição proporcionado pelos jogos, por meio da prática esportiva e da convivência entre discentes de várias unidades do IFG. Essa mensagem também esteve presente na fala do pró-reitor Amaury.

Amaury França Araújo destacou a importância do JIF como algo que está diretamente relacionado à formação dos estudantes: “os jogos do IFG são uma ação formativa para a cidadania, além de uma oportunidade de promoção à integração entre estudantes, uma ação que faz parte do cumprimento do nosso papel de Instituição que oferece uma educação plena e emancipadora”. O pró-reitor, que na ocasião estava representando o reitor da Instituição, declarou a abertura desta primeira etapa do JIF Goiás chamando atenção também para o aprendizado amplo que o esporte permite, algo que envolve “a disciplina, a confiança, a liderança, a tolerância, a cooperação e o respeito com o outro”. O pró-reitor finalizou seu discurso desejando a todos um ótimo evento e parabenizando todos os responsáveis pela organização dos jogos. “Um obrigado especial a cada servidor e aluno envolvido na realização deste momento tão importante para a nossa instituição”, ressaltou.

 

Juramento e homenagem

Ângelo Augusto Barbosa, aluno do Curso Técnico Integrado em Química, do Câmpus Inhumas, foi o responsável por um momento clássico do JIF: o juramento do atleta. O discente, depois de convocar as outras delegações para que todos fizessem o juramento, prometeu participar dos jogos com respeito aos colegas, às regras e aos regulamentos que regem a competição. Em outro momento bastante tradicional, Laysa de Paula Santos, também aluna do Curso Técnico Integrado em Química, foi a responsável por acender a pira olímpica. Outras fotos desses momentos podem ser conferidas aqui.

Ângelo Augusto Barbosa, aluno do Curso Técnico Integrado em Química, do Câmpus Inhumas, durante o juramento

 

Além dos tradicionais juramento e acendimento da pira olímpica, foi realizada durante a abertura do JIF uma homenagem ao professor de educação física do Câmpus Goiânia, Alcyr Alves Viana Neto, pelos excelentes trabalhos desempenhados nessa área na Instituição. Além da homenagem, a cerimônia de abertura contou também com uma apresentação cultural do grupo da Faculdade de Educação Física e Dança, da Universidade Federal de Goiás, Sealand.

 

Apresentação cultural do grupo da Faculdade de Educação Física e Dança, da Universidade Federal de Goiás, Sealand

 

Agenda

Ao longo desta quarta-feira, serão realizadas partidas de futsal no Ginásio Firmo Luiz, entre os câmpus Uruaçu e Inhumas; Formosa e Águas Lindas; Jataí e Anápolis; Itumbiara e Goiânia Oeste. No Câmpus Inhumas, acontecerão provas de atletismo, basquete e xadrez. A programação do dia ainda conta com oficinas de práticas corporais, com práticas de yoga, salsa, slackline, xadrez básico, ginástica geral, expressão corporal, danças urbanas, jogos populares de futebol, dança do ventre, ginástica e circo.


Confira fotos desta 1a. Etapa do JIF 2019.

Acesse regulamentos, tabelas, resultados e boletins do JIF Goiás 2019.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Notícias (Servidor)

Comunicados (Servidor)

Fim do conteúdo da página